Nossa Cidade

HISTÓRIA

A história conta que um missionário de Tenerife, a maior das Ilhas Canárias, província da Espanha, de nobres famílias da Península, Llarena, Loyola, Núñes e Anchieta e ainda soldado do grande santo Inácio de Loyola, arribou a estas terras brasileiras a 13 de julho de 1.553. Era o Apóstolo José de Anchieta. Depois de haver evangelizado em outros cantos deste País, veio para a Capitania do Espírito Santo ao lugar chamado Reritiba, hoje Anchieta (Padre Antônio Núñes). Foi em 1.569, quando o Padre José de Anchieta percorria as terras do Espírito Santo como visitador dos jesuítas, encarregado de estabelecer novas aldeias para catequese dos índios Goitacazes, Purus Tupiniquins e Aimorés, sendo uma delas a de GUARAPARI, que determinou o nascer desta povoação. Mas só em 1.585, portando 16 anos depois, é que o Padre José de Anchieta fundou a quarta e última aldeia em terras espírito-santenses, que recebeu os seguintes nomes:

Aldeia do Rio Verde ou de Santa Maria de Guaraparim, Vila dos Jesuítas Guaraparim, Guarapari Guarapari - Vocábulo de origem indígena, derivado de: Guará - Garça ave (ibis rubra - nasce branca, torna-se cinza, volta embranquecer, e por fim, a sua coloração é vermelho-carmesim).
Pari ou Parim - Pesqueiro, lugar cercado para apanhar peixe, curral.
Obs.: Para Saint Hilaire, em 1818 e Dameon, em 1879, Pári significava 'laço' ou 'armadilha'.
Para o Padre Jacomé Monteiro, em 1610 dizia que Parim significa 'manca'. .......No ano de 1.585, o Padre José de Anchieta fundou no alto da colina, uma capela que servia para residência dos padres em missão e catequese dos índios. A capela era dedicada a Sant'Ana ou Santa Maria. Depois desta última redução, o Padre José de Anchieta deixou de ser Provincial e Diretor e, extenuado, recolheu-se a Reritiba, aonde veio a falecer a 09 de junho de 1.597. Em 1.677, o donatário da capitania, Francisco Gil de Araújo, manda edificar na aldeia de Guaraparim uma igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição, por ser a padroeira da aldeia (hoje a ruína da igreja é patrimônio histórico).
Em primeiro de janeiro de 1.679, o Donatário Francisco Gil de Araújo eleva a Aldeia de Guaraparim à categoria de "Vila" e sua instalação sai em primeiro de março daquele ano. A comarca de Guarapari foi criada pela Lei Provincial de 1.835, compreendendo a mesma o Rio Itapemirim, Beneventes e Guarapary. Em 24 de dezembro de 1.878 Guarapari passou de vila a município, mas durante alguns anos ainda pertenceu à cidade de Anchieta. O serviço telegráfico foi inaugurado em 1.888. A Lei Estadual de 19 de setembro de 1.891, sancionada pelo Juiz de Direito e Presidente da Província, Coronel Manoel da Silva Mafra, deu a Guarapari foros de cidade. Finalmente, em 29 de fevereiro de 1948, Guarapari teve sua Câmara instaurada. A lei n.º 779, de dezembro de 1.953, fixa em três os distritos que compõe o município:

Guarapari - sede, Todos os Santos, Rio Calçado

O crescimento de Guarapari, no decorrer de sua história, foi realmente muito lento. Na década de 30 as casas não passavam de 250 unidades e, somente na década de 40 é que foi registrada a construção da primeira casa de veraneio. Até 1.952 Guarapari era lugar de difícil acesso, pois a travessia do canal ainda era feita através de balsa. Naquele ano foi construída a primeira ponte de madeira ligando o município aos acessos já disponíveis. Mas foi na década de 60 que Guarapari apareceu para o mundo turisticamente. Divulgada para os quatro cantos do mundo pelo Dr. Silva Mello, a cidade das areias monazíticas medicinais passou a ser referência mundial para o turismo saúde. Daí o título de 'Cidade Saúde'.

Guarapari, riquezas no fundo do mar

Com variadas espécies de peixes, jardins de corais, cânions, jardins de corais, tartarugas, golfinhos e navios naufragados. Um espetáculo que Guarapari oferece no fundo de suas águas. Um rico mundo submarino que permaneceu intacto durante séculos, desde a fundação da cidade em 1585. Esse cuidado em preservar sua fauna e flora submarina fez com que a cidade fosse reconhecida ,no XII Congresso Brasileiro de Ictiologia, como dona do fundo do mar com a maior biodiversidade de peixes recifais e algas do Brasil com mais de 220 espécies identificadas.

Toda essa imensidão submarina não pode deixar de ser conhecida pelos visitantes de Guarapari, a região das ilhas próximas da cidade, tem condições de mergulho durante o ano todo sendo considerado um dos dez melhores locais do pais para a prática desse esporte. É só escolher o lugar e desfrutar de horas inesquecíveis nesse maravilhoso e misterioso mundo.

Points de mergulho:

Três Ilhas - Arquipélago próprio para mergulhos pouco profundos, ideais para principiantes. No fundo pedrões e corais com grande quantidade de peixes de aquário. Localizada na Reserva Paulo Vinha. Profundidade: 5 a 14 metros.

Ilhas Rasas - Indicado para pesca submarina, são encontrados grande número de cardumes e as águas mais claras da região. No fundo encontra-se formação de rocha coberta por esponja colorida, espécies de corais. Profundidade: 10 a 20 metros

Ilha Escalvada - Um dos pontos mais procurados, as cabeças de coral são um catálogo de peixes de aquário e invertebrados. Pode ser praticado o "Drift Dive" - mergulho a favor da corrente, modalidade na qual Guarapari é considerada a Capital Brasileira. Mar Aberto - Profundidade: 30 metros. Lago Abrigado (do vento predominante nordeste) - Profundidade: 8 a 18 metros.

Bellucia - Restos do cargueiro inglês Bellucia estão submersos nessa região, o navio tem 108 metros de comprimento e afundou a 100 anos. Na estrutura repousam corais, cabos de amarração, etc. profundidade: 18 a 26 metros.

Faria Lemos - No fundo do mar está o cargueiro inglês feito de madeira Faria Lemos, onde ainda hoje, são encontradas antigas porcelanas, talheres, peças de bronze e outros artefatos. Próximo a costa é um mergulho tranqüilo, cercado de peixes e corais. Profundidade: 8 a 14 metros.

Bepo - Restos do Cargueiro Bepo e alguns corais. Profundidade: de 6 a 12 metros.

Rebocador - Restos de navios , peixes de passagem e cardumes. Profundidade 38 metros.

Victory 8 - O navio foi afundado no início desse ano e transformado num berçário marinho artificial, ideal para a prática de mergulho, tornando-se o mais novo atrativo turístico de nível internacional do estado.

Voltar

Copyright © 2024
Design by Mesolu
HomeO HotelAcomodaçõesGastronomiaLazerPacotes e Promoções
LocalizaçãoNossa CidadeReservasContato